83FB6676-8374-453B-B10B-29DC0BBBA8A6

Expetro comenta para o Jornal da Band

(19/03/2018) Na reportagem da semana passada sobre a análise dos resultados e divulgação do balanço da Petrobras referente a 2017, o Jornal da Band, um dos principais noticiários nacionais, entrevistou um dos diretores da Expetro, Jean-Paul Prates. O repórter é Alexandre Tortoriello, do Rio de Janeiro. Acompanhe o depoimento do nosso diretor, ao final da reportagem.

“O importante é que a parte operacional da empresa, no caso da Petrobras, jamais foi afetada. Então, deste ponto de vista, a Petrobras não tem um ‘problema de saúde’ como foi talvez tão alardeardo antes“

Com efeito, o que a Petrobras viveu, com a malversações, superfaturamentos e tráfico de influência e interesses seguido de investigações, denúncias e penalizações afetou bastante a credibilidade da empresa junto ao mercado financeiro e a opinião pública em geral. Mas a excelência técnica da empresa, seus volumes de reservas e a segurança física de seus ativos nunca esteve em risco. Portanto, do ponto de vista da performance operacional, os gestores contam com os mesmos recursos técnicos e humanos. Isso é um fato relevantíssimo, por vezes negligenciado nas análises mais financistas, para a plena recuperação e retomada do crescimento da empresa.

Mesmo considerando o polêmico pagamento das indenizações a acionistas em ação judicial coletiva nos EUA, a análise do balanço e dos números operacionais relativos a 2017 não chega a demonstrar que o desempenho da empresa melhorou. A estratégia de fazer caixa, vender ativos e focar na colocação de campos do Pré-Sal em produção é evidente. Passados a transição e as primeiras medidas da gestão atual, ainda não estão muito transparentes e visíveis as metas operacionais a que pretende/pode chegar.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *