Petróleo

Ao longo de mais de duas décadas de atuação no mercado, a Expetro tem assessorado operadores internacionais de porte e perfil estratégico variados, além de companhias prestadoras de serviço e investidores em geral.

Além disso, a Expetro teve atuação preponderante na formação do atual cenário regulatório para atividades petrolíferas no Brasil ao assessorar o Ministério das Minas Energia (antes da criação da ANP) na elaboração de diretrizes e regulamentos relativos à abertura do setor e à Lei do Petróleo.

Posteriormente, o grupo também foi contratado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para assessoramento na elaboração das minutas-padrão dos contratos de exploração e produção, concepção do regime de participações governamentais (royalties, participação especial, aluguel de áreas etc.) e outras grandes diretivas durante os primeiros meses de existência do novo órgão. Também participou diretamente da análise técnica-econômica de campos solicitados pela Petrobras para assinatura de contratos de concessão, mediante contrato com a Unicamp. Mais recentemente, seus membros participaram das discussões específica relativas ao modelo regulatório e operacional aplicado ao Pré-Sal.

A Expetro tem acordos operacionais com empresas internacionais de primeiro nível especializadas em dados geológicos e geofísicos, reservas e reservatórios, análise de oportunidades internacionais, benchmarking de custos operacionais, controle de qualidade, meio ambiente, segurança operacional e organização de estratégias. A Expetro fez parte do grupo de membros fundadores do Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), que reúne o acervo nacional oficial de dados do upstream brasileiro, gerido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

As equipes de Exploração e Produção da Expetro são convocadas para atuar quando o projeto ou cliente requerem assessoria técnica ou serviços especializados relativos a análises ou execução de projetos de exploração e/ou produção de petróleo e gás, compreendendo seus aspectos geológicos, geofísicos, engenharia de reservatórios, engenharia de perfuração e produção, boas práticas nas operações, logística de produção e escoamento, avaliação de reservas e trabalhos correlatos.

Nossos consultores atuam ainda na elaboração de pareceres técnicos sobre conduta operacional, avaliações de ativos de E&P, mediações e arbitragens em respaldo a pleitos contratuais, judiciais, regulatórios ou meramente a negociações, fusões, aquisições, desinvestimento ou decisões internas.

A equipe de Refino e Processamento abrange o refino de petróleo, o processamento de gás natural e a petroquímica, e realizou estudos de viabilidade, adaptação técnica e análises estratégicas para projetos de implantação de refinarias, unidades de processamento de gás natural e plantas petroquímicas e gásquímicas no Brasil e no exterior. Esta equipe atua, sempre que pertinente, em conjunto com a empresa-parceira Nexant (EUA), com quem a Expetro possui cooperação para atuação no Brasil.

A equipe de Logística e Infra-estrutura inclui o armazenamento e o transporte de petróleo, gás e seus derivados, englobando também os aspectos técnicos da infra-estrutura referente a tais atividades (e.g. portos, estradas, vias de acesso, terminais, navios, veículos terrestres, etc.) Também trata das atividades tipicamente reguladas, como os monopólios naturais dos dutos de transportes sujeitos a regimes especiais de utilização ou investimento.

A equipe de Segurança e Meio Ambiente refere-se a aspectos técnicos e econômicos influentes na proteção e bem estar operacional dos que trabalham na indústria, e também trata das inúmeras repercussões diretas e indiretas das atividades petrolíferas na seara ambiental. Esta equipe atua através da consultoria associada CRN-Bio.

Entre em Contato Agora Mesmo